Participe das Comunidades ou Acesse o Canal!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Obama aceita Nobel da Paz, defendendo a "guerra justa"

0 comentários

 
O presidente Barack Obama defendeu o direito dos Estados Unidos para travar "guerras justas", como ele aceitou o prêmio Nobel da Paz nesta quinta-feira, reconhecendo que, como um presidente de guerra, ele era uma escolha controversa.Em um discurso na cerimônia de premiação em Oslo, precedido por uma fanfarra de trompetes, Obama declarou que não iria "ficar ocioso" em face das ameaças para os Estados Unidos.Ele levantou o fantasma de uma nova corrida ao armamento nuclear, possivelmente no Oriente Médio ou da Ásia Oriental, e pediu sanções mais duras contra as nações que não cumprem as leis internacionais, uma advertência ao Irã e à Coréia do Norte.Obama também reconheceu as críticas de que ele não merece o prêmio e tem algumas vantagens concretas para mostrar a partir de seus quase 11 meses no cargo, dizendo que estava "no início, e não o fim, do meu trabalho no palco mundial."
O discurso do presidente da aceitação, pontuada por referências aos vencedores anteriores do prémio da paz, foi notável pelo seu tema dominante da guerra.

 Ele estava falando de apenas nove dias após o envio de 30.000 soldados dos EUA para o Afeganistão em uma grande expansão da guerra de oito anos. Obama espera que as tropas adicionais ajudem a quebrar o ímpeto de um Taliban ressurgente que ganha  tempo para treinar as forças de segurança afegãs para assumir o controle ao invés dos americanos.

Em sua única referência à tropa de build-up, Obama disse: "... Estamos em guerra, e eu sou responsável pelo envio de milhares de jovens americanos a lutar em uma terra distante. Alguns vão matar alguns serão mortos"
Obama percorreu uma corda bamba retórica para enfrentar o paradoxo de um presidente a receber o maior prêmio para a paz, enquanto trava ddois grandes conflitos externos, no Iraque e no Afeganistão.

"Talvez a questão mais profunda que cercam minha recepção deste prémio é o fato de que eu sou o comandante de uma nação em meio a duas guerras", disse ele.
"Haverá momentos em que as nações - a título individual ou em conjunto - encontremos o uso da força não apenas necessária, mas moralmente justificada", disse ele, acrescentando que a guerra no Afeganistão tinha sido forçado nos Estados Unidos pelo 11 de setembro de 2001, ataques, que foram planejados pela Al Qaeda, a partir daí.
Ele disse que estava ciente do líder dos direitos civis e prêmio Nobel da paz na afirmação de Martin Luther King de que "violência nunca traz a paz permanente."
Mas, Obama disse: "Eu encaro o mundo como ele é, e nãoosso ficar ocioso em face de ameaças ao povo americano."
Houve aplausos de cerca de 900 convidados que Obama aceitou o prêmio em uma grande sala na sala de Oslo, tornando-se o terceiro presidente dos EUA sentado para receber o prêmio Nobel da Paz em seus 108 anos de história.Enquanto o prêmio tem animado o interesse internacional, os americanos estão preocupados com o desemprego de dois dígitos e estão mais preocupados sobre o que Obama fará para gerar mais empregos.

0 comentários:

Postar um comentário

Vídeos Mais Recentes no Canal do YouTube

.::PARCEIROS::.

Quer Ajudar? Divulgue Nosso Banner aos seus Amigos e Sites!